sexta-feira, abril 25

GRANDOLA VILA MORENA

O que eu procurei este cartaz e fui encontrá-lo mais uma vez, naquele cantinho maravilhoso, http://www.ocheirodailha.blogspot.com/

TERRA DA FRATERNIDADE.....( Escrevo este post, ao som dela e vendo pela enésima vez, o filme, Capitães de Abril)

Hoje, está uma noite calma, amena, noite de sons que se misturam harmoniosamente, pássaros, grilos, cães, de vez em quando até ovelhas, um pouco mais além os gritos das crianças, numa noite de festa - porquê - eles não entendem, mas é festa e isso é o bastante. Bruscamente e vindo de uma aparelhagem estratégicamente colocada, por forma, a que todos na aldeia passam sentir e viver esta noite tão especial para nós, ouve-se a voz do Zeca, forte, segura mas muito terna - Grandola Vila Morena, Terra da Fraternidade....

Mensagem tão cheia de vida, carregada de esperança, de alegria - é chegada a hora, e todos de punho erguido, gritam, " 25 de Abril Sempre, fascismo nunca mais". De novo a recordação de abraços calorosos, fraternos e quentes, porque muito apertados, de homens, mulheres, novos e velhos, que em completa Liberdade, vivem.
Os sorrisos, esses são inocentes, porque a muitos dos que ali estão ninguém explicou, mostrou ou contou como foi, como se viveu, porque isso, infelizmente até é uma " ganda seca".
Primeiro os sons vindos de longe, depois os céus enchem-se de luz, é o culminar das comemorações do grande dia que foi, é, e continuará sendo na memória de todos nós o 25 de ABRIL .
Só um amor imenso, me impediria de estar e sentir próximo de todos as grandes emoções deste dia; se, é o espectáculo, o fogo de artificio ou seja lá o que fôr, o pretexto, não importa, o importante mesmo é continuarmos a assinalar e comemorar; partilharmos estes momentos, para que não se apague nunca da memória colectiva, o sacrifico e a luta de muitos pela preciosa LIBERDADE.

3 comentários:

caminhante disse...

BOM ABRIL.
ABRIL que será todos os dias, porque é assim que nós somos,lutando, trabalhando,cantando, fazendo ABRIL todos os dias.
ABRIL SEMPRE.

BOM ABRIL!

XICA disse...

Bom ABRIL também para ti grande AMIGO, e não esqueci a do cravo ontem, o que conta é mesmo a intenção, é como se o tivesse trazido. Prometo escrever o que senti ontem a ver COUPLLE COFFEE ( será q´éi assim quisto se escreve?)

Susete Evaristo disse...

Concordo contigo amiga e que todos os meses do ano sejam para nós um grande ABRIL.
Por um Portugal melhor Abril SEMPRE

Um abraço.