sábado, outubro 31

BRUXAS


Esta casa decididamente já conheceu melhores dias, hoje está pelas ruas da amargura.
Primeiro Caim e Abel, depois Bruxas.
Sempre tive alguma dificuldade em fazer escolhas na minha vida, mas de uma delas eu sempre tive a certeza é que nunca gostei e continuo a não gostar nem de brincar com este tema, não vá o diabo tecê-las, é que associado ao nome vem a recordação de filmes que me marcaram negativamente na infância e que me obrigaram a fazer terapia para ultrapassar os pesadelos que tinha frequentemente, só volto ao assunto porque o terapeuta me aconselhou a falar alto sobre o que me atormenta e isto é uma forma de evitar nova recaída.
A Cruela voltou a povoar as minhas noites de sono e provocar-me pesadelos, no fundo do pôço uma mesa para um banquete digno do rei mais rico do mundo, de entre os muitos serviçais que povoaram o pesadelo sai o Drácula, que foge atrás de mim o tempo que dura o pesadelo, mas foi o suficiente para me deixar completamente derreada dos quartos traseiros, na tentativa inglória de fugir dele sem que as pernas se movimentassem um milimetro.
Pobre criatura, tenta a todo o custo abrir os olhos tirar a ramela, mas qual quê, continuo agarrada à desgraça que me povoa a vida, nova tentativa de fuga e eis que me estendo ao comprido aos pés do Gnomo, como se de uma marioneta se tratasse o Cabeça de Heliporto dá-me dois safanões e eu dou comigo fora do pôço, num deserto onde não se via viv´alma.
E agora pergunto eu - acham que devo voltar ao terapeuta ou espero que passe o dia das bruxas?
Acho que vou esperar, uma vez que já me sinto assim como a da foto!

8 comentários:

Susete Evaristo disse...

Minha Amiga
Bruxa para mim não tem a mesma conotação que para a maioria dos "mortais".
Se recuarmos até à idade média antes da chacina,(em que mataram mulheres e crianças por ódio cego da igreja) as mulheres a quem chamavam bruxas, eram as mulheres sábias, que tinham conhecimento das ervas com poder de curar as maleitas(hoje poderiam ser chamadas médicas)
Jules Michelet, no seu livro (Sobre as Feiticeiras) refere que "...o muito que hoje sabemos da sua medicina é que utilizavam uma grande familia de plantas equivocas, muito perigosas que prestavam os maiores serviços".
Depois refere algumas e as suas propriedades que vou aqui abster-me de elencar, obviamente.
Por outro lado também Sprenger, diz sobre as Bruxas: "O único médico do povo foi durante mil anos a Feiticeira. Se ela não curava injuriavam-na e chamavam-lhe bruxa. Mas geralmente por um misto de respeito e de receio chamavam-lhes Boa Dama ou Bela Dama.
Sucede o mesmo à sua planta favorita a beladona e a outros venenos saudáveis que empregava e que foram o antidoto dos grandes flagelos da idade média"
Como vês a bruxa não é má, fizeram-na má por ignorância e estupidez e continuam a difamá-la ainda hoje.

mfc disse...

Acho que simplesmente não deves ligar... que é exactamente o que vais fazer!

XICA disse...

Susete, taliqualzinha eu, sempre tinha razão.
Amiga tu efectivamente és um manancial de conhecimentos nas mais diversificadas áreas, de tal forma que " quando fôr grande quero ser como tu", mesmo sabendo que isso é um trabalho moroso e para o qual a maior dos mortais não tem paciência - LER MUITO - bem podias estar por perto para veres a minha cara, sorriso de orgulho porque te ter como amiga e ao mesmo tempo o espanto, porque não há nada para o qual não tenhas explicação.
Um abracinho muito grande!

XICA disse...

mfc, sem tirar nem pôr!
Muitos mimos.

amigona avó e a neta princesa disse...

Sabes como é que eu sou conhecida há 13 anos cá em casa? - avó bruxa! Eh! Eh!
Um abraço...

XICA disse...

Amigona, pela foto que escolheste para o teu blog, não me parece que assim seja. Um abraço grande para as duas, avó e neta.

Susete Evaristo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susete Evaristo disse...

E diz lá amiga Amigona/Bruxa que não gostas?
Aliás lembro bem daquela reunião que tivemos e em que tu apareceste vestida de bruxa após a festa na escola.
Um vestido preto, cabelos longos e unhas de gel.
A outra R... continua a despaçarada de sempre muito nos rimos quando andamos nas nossas tarefas o mês passado e o que falamos em ti.
Bela camaradagem aquelas 3 moças, juntas agora levo anos se te ver.