domingo, julho 20

CSI

Nã éi qué tenha munta vontadi d´embliquer com alguéim, com uma esturrêra destas só apetece drumir a folga, mazátão eles tã sempre pedindo nelas, aí vai palha.

Série policial que passa na sic; mas este CSI a que eu me refiro hoje, nada tem que ver com o outro. Este, foi chamado pelos iluminados que temos no governo de complemento solidário para idosos, e muito bem apelidado pelos mesmos idosos de "dá com uma mão e tira com as duas".

Trata-se, para os que não sabem ou não têm idosos por perto, de um complemento que supostamente ajudaria os que têm mais baixas pensões (quando nós sabemos que estes tipos dão uma lenguriça a quem lhes dá um bacro entêro), aquando da impementação da medida, para se fazer a candidatura havia que declarar os rendimentos dos filhos, situação que levou à relutância de muitos, e muito bem entendido, e consequentemente à pouca adesão à mesma. Actualmente já não é necessária a declaração dos rendimentos dos filhos mas foi a unica alteração registada a esta palhaçada, porque a questão é que ao obter este complemento, muitos idosos atingem valores que ultrapassam o valor do salário minimo nacional e aí começa o "tira com as duas".

Anualmente, os centros de saude exigem o preenchimento de formulários que provam os baixos rendimentos e garantem à maior parte dos nossos idosos nos centros de saude, hospitais e farmácias, redução/isenção do pagamento de taxas moderadoras, exames complementares de diagnóstico, medicamentos etc. como nos referidos formulários não consta nenhuma clausula que identifique a proveniência dos referidos rendimentos, passam estes, a pagar tudo na totalidade.

O nosso goveno muito preocupado em dar dinheiro, muito preocupado com os idosos insiste junto dos mesmos enviando ofícios/intimações para ver se os "patinhos" picam, tendo inclusivamente a pouca vergonha de junto com o oficio que intima às candidaturas, enviar um outro formulário para preenchimento, onde cada um tem que justificar porque é que não se candidata "à esmola".

BELOS MÔÇOS, diria eu, não fôra a revolta e as náuseas que comportamentos destes me causam, é que os mais incautos que não fizeram contas antes da candidatura, estão hoje a braços com uma maior perda do poder de compra dos bens essencias, mais ainda do que aquilo que já tinham antes e que por isso mesmo os motivou a candidatar-se.

1 comentário:

Susete Evaristo disse...

Na Associação de Moradores onde presto serviço a ajudar quem a ela ocorre já ma apareceram pessoas para preencher os tais papéis e na verdade recusam o dito CSI logo que se diz que se tem de preencher a parte que refere os filho.
Eu acho que aquilo é uma burla encapotada com o beneplácito governamental e agora então com o cruzar de dados entre as finanças e a segurança social é um ver se te avias.
Claro que quem tem pensões de miséria seria de toda a conveniência ter um complemento nem que fosse para a comparticipação nos medicamentos de que os idosos tanto precisam, porém tenho conhecimento de quem não tendo infelizmente filhos nem ninguém que os apoie conseguem do CSI, a módica quantia de UM euro.
O CSI serve assim para o 1º ministro com um sorriso nos lábios discursar sobre as iniciativas sociais dirigidas aos mais velhos.
Não há pachorra amiga.
Beijinhos