quarta-feira, dezembro 3

NOITE

Alfama Madragoa Bairro Alto
tu cá tu lá num barco de brincar
metade de Lisboa à espera no asfalto
e já meia saudade a navegar...

Vou pela rua
desta lua
que no meu Tejo acende o cio
vou por Lisboa maré nua
que desagua no Rossio



Na praça da Figueira ou no Jardim da Estrela
num fogareiro aceso é que ela arde
ao canto do Outono à esquina do Inverno
o homem das castanhas é eterno

Não tem eira nem beira nem guarida
e apregoa como um desafio
é um cartucho pardo a sua vida
e se não mata a fome mata o frio

Ao pé de um candeeiro acaba o dia
voz rouca com o travo da pobreza
apregoa pedaços de alegria
e à noite vai dormir com a tristeza



Sempre sempre apaixonados
mesmo que a tristeza doa
namorados de Lisboa!



Namorados de Lisboa
à beira Tejo assentados
a dormir na Madragoa
namorados de Lisboa
num mirante deslumbrados
a beira-verde acordados
namorados de Lisboa!












Azulejos da cidade
numa parede ou num barco
são ladrilhos da saudade
vestida de azul e branco



Minha varina
que chinelas por Lisboa.
Em cada esquina
é o mar que se apregoa.
Nas escadinhas
dás mais cor aos azulejos
quando apregoas sardinhas
que me sabem como beijos.
Os teus pregões são iguais à claridade
caldeirada de canções
que se entorna na cidade.



O Amarelo da Carris
vai de Alfama à Mouraria
quem diria!
Vai da Baixa ao Bairro Alto
trepa a Graça em sobressalto
sem saber geografia.


Alguém diz com lentidão:
"Lisboa, sabes..."
Eu sei. É uma rapariga
descalça e leve,
um vento súbito e claro
nos cabelos,
algumas rugas finas
a espreitar-lhe os olhos,
a solidão aberta
nos lábios e nos dedos,
descendo degraus
e degraus
e degraus até ao rio


Eu sei. E tu, sabias?

(Poemas de ArY dos Santos e Eugénio de Andrade)

5 comentários:

bulgari disse...

Isto são memórias do fim de semana?
Que dia! Hoje tinha energia para dar e vender. Custei a meter o coirinho em casa.
Bjos

XICA disse...

Yes. Em bom e mais uma vez o mais que tudo lá me pregou a estafa habitual e eu, que não gostei nem um bocadinho!
Desses dias, "bolem" na minha vida, exactamente por isso me foi oferecida a estafa do fim de semana que me põe a dormir às 9 da noite, durante pelo menos uma semana, depois logo se vê.
Mimos

Anónimo disse...

Eu tamém andi por estas vistas...
Até me constipí.
Béjûs

Mar disse...

Lisboa é. Indubiutavelmente. Uma paixão.

XICA disse...

Ludo, provavelmente até nos encontrámos... olha, fica pá próxima amigo. Entretanto não te esqueças da promessa de visita ó Lintejo de Báxo.

Mar, amiga, o que eu me lembrei de ti, imagina lá quem beneficiou da visita por Lisboa com o Mais-que-Tudo, o O.P. Esteve no congresso comigo e depois colou-se, o tronguinho e ele simpatizaram um com o outro, um, vindo directamente da Roménia e o outro de Austria, fartaram-se de contar histórias e eu sonhando.
Amiga tenho montes de novidades de lugares que te vou mostrar na nossa velhinha Lisboa de tantos sonhos e paixões, vou só deixar-te com água na boca - olha só o nome de um dos lugares" Associação de Loucos e Sonhadores" - local verdadeiramente belo, onde estás.... um dia vais ver.