sábado, agosto 2

SOM DE LINHA

De norte a sul do país, é nos meses de verão que, com maior frequência, se realizam as tradicionais festas de homenagem às padroeiras das respectivas aldeias. É também nestas alturas que os nossos emigrantes voltam ao seu país para matar saudades dos familiares que nelas ficaram e vão resistindo.
As gargalhadas entoam as ruas, porque o convivio e as reuniões das familias alargadas cumpre-se mais um ano, essas mesmas ruas estão cheias de viaturas com matrículas de vários países onde estão radicados esses homens e mulheres, também os atrelados fazem viagem para trazer os souvenirs e levar os produtos que ao longo de algum tempo, matará as saudades de tudo e todos.
As crianças pulam, brincam e gritam, seguras na aldeia que não é delas mas onde têm referências, porque todos os anos a visita é sagrada, estas misturam-se com as residentes das mesmas, falam línguas diferentes mas a brincadeira, essa, é universal.
A minha aldeia não é excepção, é tempo de sair das malas que fizeram longos kilómetros, os modelitos trazidos propositadamente para a ocasião e que farão inveja às campaniças.
O som de linha instalado, para dar enfase à festa, converteu-me a mim, que tenho um posto de controle de excelência, aos "CANTA BAÍA" que aqui vos deixo, como môça altruista que sou, e tão com muita sorte porque não vos deixei o som de hoje " SAUL", o que me esperará amanhã?

Mas do meu posto de controle não ouço apenas musica, ouço também parte dos diálogos dos passantes, aí vai um
( Sexagenária viúva e malina / Emigrante)
E - Marena, tã vás pó balho?
S - Pôzátão, tã havéra d´ir pra donde, sé tô no mêo da estrada!
E -( insiste em apertar ca outra), tã éi esta nôte c´arranjas aconchego.
S - Isapse, nã qué sabé de " Marrô, marrô, ma nã entrô"!
E - ( constatando que não havia tirado meias), EH voilá, Marena, tens rézon filha, pa que queres tu apequentações, néi verdadi? Oui válá.
S - Olha, o qué quero é isto ( exemplifica, dando ali mesmo, um pézinho de dança).
Afastam-se do meu posto de comando e perco o restante diálogo.
Hoje tou escrevendo jé perdi uma viagem ao posto de controle para vos contar as cenas do próximo capítulo.

Sem comentários: