sábado, abril 5

25 DE ABRIL DE 1974

Amanhecer mágico - hoje não vais à escola, ficas em casa - a ânsia de liberdade e igualdade, o desafio ao fascismo pairavam no ar, dando lugar ao dia que seria na nossa memória, marcante pelo fim de muitos anos de tristeza, de silêncio, fome, miséria, desemprego e sobretudo, muitos medos, este dia nasceu em nome dos direitos dos mais fracos.
As ruas e as praças enchem-se de camponeses, pescadores, operários e soldados - homens, mulheres, crianças, novos e velhos, todos de mãos dadas, cantando a uma só voz " O povo unido jamais será vencido".
Por todo o País, soldados e povo, manchas enormes de verde misturado com o vermelho das bandeiras ondulando, hasteadas com a garra de quem queria, num só dia, viver uma vida - os medos de que tudo não passasse de um sonho, eram muitos.
Este e os que se seguiram, foram dias de muita Festa, Alegria desmedida e também muita Musica.
Conquistou-se a LIBERDADE, o respeito de um ser humano pelo outro, uma combinação quase perfeita entre os direitos e os deveres, sem que cada um invada o espaço que por direito pertence ao outro.
Hoje, cabem no meu País, situações como as descritas na reportagem exibida pela RTP e premiada - " A vida presa por um fio"- situações de violência e violações sobre crianças; então porquê o nosso espanto e indignação, surgidos após a exibição de uma outra reportagem sobre agressões de alunos a professores?

Se a Fome, a Miséria, o Desemprego, a Insegurança e os medos de caminhar pelas noites citadinas voltaram ao nosso País!

Sem comentários: